Roleta eletrônica


Marcadores: , 14 comentários

Estou postando hoje um esquema de roleta eletrônica para os leitores do blog.
O circuito é bem simples, consiste em um oscilador com a sua saída ligada a um 4017 mais 10 LEDs , que dão o efeito de roleta eletrônica.
O circuito pode ser usado para diversão, por exemplo, você pode escolher um LED e “rodar” a roleta, se acertar ganha ponto se não, não, no fim de n rodadas alguém vencera. Não uma diversão tão boa quanto um park de diversões, mas eu e meu irmão (ele tem 5 anos) nos  divertimos muito com essa roleta.


Esquema:




Lista de componentes:

C1 e C2 – Capacitor de cerâmica 10nf 50V
C3 – Capacitor de cerâmica 10nf 50V
D1 a D10 – LEDs de sua preferência (evite LEDs de alto consumo, como brancos ou azuis transparentes)
R1 – Resistor de 100R 1/4W
R2 e R3 – Resistores de 1M 1/4W
RN1 – 10 resistores de 1K 1/4W
SW1 – Chave táctil
U1 – Circuito integrado LM555
U2 – Circuito integrado CD4017
Outros – Materiais para confecção de PCI e fonte 12V


Funcionamento:

Quanto o botão SW1 é apertado o capacitor C3 carrega e o 555 oscila sua saída gerando assim o clock para o CD4017, quando o botão é solto C3 começa a se descarregar e conforme sua carga vai diminuindo a freqüência do clock também diminui, assim como a velocidade da roleta, até que a carga do capacitor C3 não seja mais suficiente para fazer o 555 oscilar, o que resulta na parada da roleta.

Outros:
Não filmei a minha roleta funcionando, mas achei este video, o efeito é igual.

Espero que gostem do circuito e qualquer coisa fique a vontade para comentar.

Gustavo Henrique Erlich

14 Response to "Roleta eletrônica"

  1. Muito interessante. Conserteza vou tentar fazer.
    Vlw

    Obrigado colega.
    Espero que consiga montar, e caso não é só me dar um toque que tentarei ajudar.

    Abraços.

    Cleimar Ardengue

    Olá, vim aqui atraves da sua assinatura, vc tem um belo site e o melhor é que as ideias são suas, o máximo que projetei até hoje foi um cicuito para luminária de emergencia,rsrs, parabéns.

    Obrigado Cleimar.

    Com o tempo se pega o jeito, não é difícil.

    Abraços.

    Fabrício White

    Não consegui montar. Meus LEDs não acendem. Você não alimentou o CI 4017, na porta 16? ... Obrigado!

    Sim, alimentei.
    No esquema não aparece, pois o programa que uso pra montar os circuitos já faz a alimentação automaticamente, mas o pino 16 foi sim alimentado, assim como o pino 8 foi ligado ao GND automaticamente.

    Abraços.

    Gostaria primeiro de dizer parabéns pela iniciativa. Belo blog ^^

    Pois bem, escolhi esse circuito como meu projeto para a matéria "Eletrônica 1", 3° período da UTFPR. Foi bem chatinho para fazer funcionar na Protoboard. De começo, eu não liguei o pino 16 e o 8, como o colega acima fez. Depois, creio que meu 555 estava com algum problema. Enfim, na terceira vez, eu me decepcionei pela intensidade de alguns leds - Enquanto alguns acendiam direitinho, outros se quer acendiam. Como funcionou no Proteus e parcialmente na protoboard, decidi passar para o ARES. Depois de um bom dia aprendendo como fazer a PCI decentemente e corretamente, eu acho que estou pronto para passar para a Placa.

    Gostaria de agradecer-te. Não achei nenhum outro esquema que não fosse o teu, e um de uma revista antiga de eletrônica, cujo o esquema está pela metade =|

    Abração!

    Obrigado Yaakushi.

    Bem estranho isso dos LEDs não acenderem corretamente. :S

    Depois me fale se conseguiu fazer funcionar na PCI, ok?

    abraços.

    Anônimo

    Ola , montei a roleta mas estou tendo problemas, quando solto o botão e capacitor descarrega ele para e começa girar até o numero 1 e para. vc já viu isso acontecer?
    ERIC V MAULE

    uhm
    confira as ligações e tente trocar o capacitor....

    Olá Amigo, como várias pessoas já disseram seu blog é EXCELENTE, gostei desta roleta para o meu filho, ele tem 6 anos e adora essa experiências. Bom gostaria de saber se tenho que alterar algum capacitor no projeto para usar uma bateria de 9V como fonte de energia? Ah, aproveitando também gostaria de fazer outra pergunta referente ao Clapper, pelo que vi na net, o circuito deve ser fixado no lugar do interruptor, correto? E no seu projeto tem que alimentar com 5V qual a sua solução para ocupar menos espaço e para que o circuito fique acomodado dentro da caixinha do interruptor sem perigo de curto ou algo parecido.

    Mais uma vez parabéns e obrigado!!!

    Wellington.

    Anônimo

    Não consigo fazer funcionar :(((

    O ruim dessa roleta é que não tem som!

    Anônimo

    Gostaria de alimentar com 3v sem perder o brilho dos Led's. Oq eu posso fazer?

Postar um comentário

    Parceiros

    Pesquisar neste blog

    Assinar feed

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Seguidores

    Naruto Game

    Naruto Game -  Esse é o seu jeito Ninja de ser
Designed by TheBookish Themes
Converted into Blogger Templates by Theme Craft