Strobo flash de LEDs


Marcadores: , 30 comentários

Pessoal, estou passando a vocês um circuito de strobo, do estilo flash, igual a esse vídeo:Strobo-Luci da discoteca

Esquema:

 

Lista de componentes:
C1 – Capacitor de cerâmica ou poliéster  100nf 50 ou 63V
C2 – Capacitor eletrolítico de 2.2uf 25V
Q1 – Transistor BC337
R1, R2 e R3 – Resistores 1K 1/4W
RV1 – Trimpot 20K
U1 – Circuito Integrado LM555
Outros: Material para confecção de circuito impresso, LEDs, resistores para os LEDs e etc.

Funcionamento:
O circuito é bem simples, é constituído por um 555 em modo astavel que aciona os LEDs através do transistor Q1.
O circuito esta configurado para suportar no máximo 400mA, o que da um total de 20 grupos consumindo 20mA e cada grupo pode conter até 3 LEDs brancos de 3,5V (3,5V x 3 = 10.5V), por tanto o máximo de LEDs brancos de 3,5V @ 20mA que poderão ser ligados no circuito é 60LEDs.
A freqüência do strobo pode ser controlada através de RV1, onde podemos ajustar a freqüência entre 10hz e 30hz (Hz = vezes por segundo).

Desculpe se errei o nome pessoal, não sei ao certo se é estrobo ou strobo, caso eu tenha escrito errado é só comentar.
É isso ai, bom proveito, qualquer coisa é só deixar seu comentario.

Gustavo Henrique Erlich

30 Response to "Strobo flash de LEDs"

  1. Anônimo

    montei este circuito mais nao funciona tenho q gravar alguma coisa no lm555

    daniel

    boa tarde amigo sou leigo em eletronica mais gosto muito estou tentando montar um estrobo tentei montar este mais nao funciona gostaria de saber se tenho q gravar alguma coisa como no 12f629.obrigado

    Daniel, o primeiro comentario é seu também?
    Não precisa gravar nada no LM555, ele não é um microcontrolador.
    O que acontece com o circuito?

    Abraços.

    daniel

    BOA TARDE O 1º TAMBEM E MEU ACHEI Q NAO TINHA POSTADO DESCULPA. O CIRCUITO NAO PISCA MAIS VOU FAZER UMA NOVA PLACA E TROCAR COMPONENTES POR NOVOS POIS ALGUNS DELES EU JA TINHA. A VC NAO TEM ALGUM PROJETO DE LEDS RITMICO POIS PEGUEI UM NA NET Q O LEDS SO FICAM ACESSO. OBRIG.

    Anônimo

    Boa noite amigo, meu nome é raphael e estou pensando em construir esse circuito e gostaria de saber qual a voltagem que é utilizada, seriam 12V ?

    Olá Raphael
    Isso, o circuito é alimentado com 12V.
    Abraços

    Anônimo

    brother, no silk do strobo apareçe o L1 e L3, o que viria a ser isso? Onde ligo os leds?

    L1 e L3?
    Não vi nenhum ali não, vc não esta confundindo com J1 e J3?
    To sem o proteus aqui pra te confirmal qual conector é o que, vou instalar ele e logo mais lhe respondo.


    Abraços

    J1 = LEDs
    J2 = Alimentação

    Desculpe
    Não é J2 mas sim J3

    Anônimo

    qual o valor dos resistores dos leds

    depende de quantos leds vc vai usar e que o tipo deles
    procure no google, net ta cheia de calculadoras desse tipo...

    Anônimo

    eu montei o circuito no livewire e funciona quero só ver na prática, vou comprar os componentes e fazer.
    qualquer dúvida entro em contato

    Anônimo

    Olá, o que eu teria que modificar para que ele suporte de 1 a 3 amperes? Valeu

    Anônimo

    Montei o circuito e funcionou como esperava. sem problema nenhum ...
    Funciona corretisssimo .. PARABENS !!!!

    Montei este circuitinho e funcionou perfeitamente , na verdade montei dois cada um com dezoito leds , ficou muito bacana , obrigado pela dica !!!!

    Amigo tem como fazer um video demonstrando o funcionamento, e demonstrando a placa tbm? por favor, isso vai ajudar muito, se possivel tbm posta a imagem das peças!

    Pode botar as imagens das peças?

    Anônimo

    queria saber o que é preciso modificar para conseguir uma amperagem maior na saida

    da pra ligar em uma bateria da nokia d 3.7v???

    se eu tirar o resistor dos leds a saida fica 12v? se nao como eu faria pra saida dos leds ser 12v?

    Sadi

    Gustavo boa noite, montei o circuito só que os leds não piscam, ficam aceso direto, coloquei um potenciometro de 10k, sera que pode ser isso?

    Anônimo

    Amigo deu certo o meu, o vendedor tinha me colocado o BC 369 no lugar do 337, só entortei as pernas dele e deu certo, kkkkkk, mais ele não faz aquele efeito 'camera lenta' vi em outros foruns que tem que ser a 1Hz a 10Hz, teria como abaixar ainda mais a frequencia dele???

    Alguém poderia me informar se este projeto funciona??

    muito bom

    eu montei o circuito na protoboard e quando liguei em 12v queimo o ci555

    Boa tarde gostaria de fazer um strobo com lm555 com aproximadamente 40 leds vermelhas alto brilho 1,8vdc , strobo para ser utilizado na luz de freio da moto quando estivesse sem utilizar o freio os leds ficassem acessos, ao acionar o freio piscassem em uma determinada frequência, mas a alimentação do filamento da lâmpada do freio são 2 uma para quando o freio não esta acionado e a outro entra quando aciona o freio a lâmpada fica com os 2 filamentos alimentados, fiz um circuito mas não deu certo, quando alimenta as duas tensões ele não pisca, como que eu consigo fazer ele piscar no acionar o freio, circuito mais simples possível para que caiba na proteção de acrílico do freio .
    Agradeço qualquer ajudo tenha uma ótima semana.

    ola amigo tem o laudo de montagem dos leds

    o que preciso mudar pra usar alimentação 9v ?

    Funcionando normalmente...

Postar um comentário

    Parceiros

    Pesquisar neste blog

    Assinar feed

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Seguidores

    Naruto Game

    Naruto Game -  Esse é o seu jeito Ninja de ser
Designed by TheBookish Themes
Converted into Blogger Templates by Theme Craft