Dimmer para lâmpada


Marcadores: , 1 comentários

Olá senhores e senhoritas leitores do blog.

Baseado no fato de que aqui em casa não se dorme com pelo menos uma luz acesa (tenho um irmão de 5 anos) decidi montar um dimmer para colocar no corredor de casa. Além disso fui inspirado pela câmera deixada por minha tia aqui em casa, já que com ela poderei mostrar as imagens com muito mais qualidade aqui no blog.

Desta vez não desenvolvi o circuito, simplesmente busquei por um esquema de dimmer simples e barato na net e eis o que achei.

Esquema:

Recomendo para quem quiser montar o ultimo esquema da pagina, com linearidade muito melhor do que o primeiro.

Eu montei o ultimo esquema com filtro, porém não fiz o filtro indicado pelo site, simplesmente para reaproveitar peças. No lugar do indutor indicado coloquei um indutor duplo desse usados em fontes de alimentação, o capacitor que está antes do indutor não foi usado e o capacitor que esta depois do indutor foi trocado por um de 220nf x 250V. Acrescentei uma chave on/off e um fusível para proteger a fiação da casa e quem sabe o circuito para o caso de curtos circuitos.

Também não usei a PCI fornecida por eles, tirei as dimensões da caixa do interruptor e projetei a PCI de acordo com essas medidas.

Acho que não tenho muito que explicar, então vou logo mostrar as fotos para vocês (Tenho que comprar uma câmera...):

Aqui o dimmer ainda na protoboar:









Aqui algumas fotos da montagem da placa:












 
Aqui algumas fotos do painel, onde ficam o potenciômetro e a chave on/off:










Aqui ele já instalado e funcioando:





Houve algumas modificações do projeto da protoboard até a montagem final, uma delas foi o capacitor que faz parte do acionamento do triac, eu havia colocado um capacitor X2 e não achei apropriado colocá-lo lá, já que é um tipo de capacitor usado em filtros. Outra coisa foi que a placa, por ansiedade minha foi feita antes do teste (é um defeito horrível meu) e por isso feita com base no primeiro circuito do site, que depois do teste pude comprovar que não tem uma linearidade boa para essa aplicação.

Aqui vai um vídeo do dimmer funcionando na protoboard:
Video

Espero que tenham gostado da montagem.
Qualquer coisa é só comentar.

Um grande abraço a todos e até futuras postagens.

1 Response to "Dimmer para lâmpada"

  1. Pesquisando entre vários, acabei montando um Dimmer com o esquema que encontrei neste fórum: http://juntatecnica.com/forum/index.php?topic=4617.0
    Achei interessante o fato de usar uma ponte retificadora no circuito.

Postar um comentário

    Parceiros

    Pesquisar neste blog

    Assinar feed

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Seguidores

    Naruto Game

    Naruto Game -  Esse é o seu jeito Ninja de ser
Designed by TheBookish Themes
Converted into Blogger Templates by Theme Craft