Controlador PWM para FAN (ventoinha)


Marcadores: , 74 comentários

Venho trazer aos colegas um esquema de um controlador de fan (ou ventoinha se preferirem) simples e com poucos componentes.



Lista de componentes:
C1 – Capacitor cerâmico 10nF
C2 – Capacitor cerâmico 47nF
D1 e D2 – Diodo de sinal 1N4148
D3 – Diodo 1N4007
D4 – LED on/off de sua preferência
Q1 – Transistor Tip31
R1 e R4 – Resistor 1K 1/4W
R2 – Resistor 47K 1/4W
R3 – Resistor 100R 1/4W
RV1 – Potenciômetro linear 100K
SW1 – Chave on/off de sua preferência
U1 – Circuito integrado 555

O circuito regula a velocidade do FAN através do PWM. O ajuste é feito pelo potenciômetro e pode variar de aproximadamente 30% até 99%.
Pelas informações do datasheet do TIP31, a dissipação sobre ele com correntes de até 1A vai ser baixíssima, e por tanto não precisara de dissipador (testei o circuito com um FAN que consome ~~ 200mA, ficou ligado por ~~2 horas e nem deu sinal de calor). Eu aconselho a montar o circuito e deixar ele ligado por umas 24 horas e monitorar, caso ele esquente, não será muito e um dissipador pequeno já vai dar conta de dissipar o calor gerado pelo TIP31.
Outra questão é o barulho, a modulação é feita a uma freqüência de aproximadamente 200hz e pelos testes que realizei, mal se ouve o barulho do chaveamento.

Façam bom proveito do circuito.

Qualquer coisa é só postar um comentario ai que logo respondo.

Gustavo Henrique Erlich

74 Response to "Controlador PWM para FAN (ventoinha)"

  1. Olá, Gustavo,

    Gostaria de montar esse circuito para refrigerar um CI amplificador de som mas somente quando a temperatura dele atingisse cerca de 140°C. Gostaria de saber: Qual desses componentes é o sensor de temperatura? Posso fixá-lo diretamente no dissipador? Posso excluir o LED (talvez aumentando o valor de R4)?

    Grato.

    Olá Renato, Obrigado pelo comentário e desculpa a demora pra responder.
    Olha, na verdade, o circuito não possui nenhum sensor, a ventoinha fica constantemente ligada, e sua velocidade é controlada pelo potenciômetro.
    Se quiser posso desenvolver um circuito com um termistor, não sei se ficara muito preciso, mas posso fazer.

    Só mais uma coisa, você disse que vai refrigerar o CI somente quando ele atingir 140°C, posso saber qual CI é esse? Pois a maioria dos CIs que eu conheço tem temperatura máxima de junção em 150°C, o que já é muito perto do que você quer.

    E você pode sim tirar o LED do circuito, basta simplesmente tirar o LED e o resistor R4.

    Abraços.

    E ai gustavo, bao?

    Pode me dizer como posso alterar seu circuito para que o sinal PWM seja de 0% a 100%?

    Quero controlar 3 LEDs de 3W (RGB). Ai preciso dos 0% do duty cicle. Irei construir 3 desses ai, 1 para cada led.

    vlw

    Bom, de 0 a 100% sem adicionar uma chave a mais no circuito não tem jeito. O que se pode fazer com algumas poucas modificações é variar o duty desde 0 (desligado) até 99%. Para fazer isto basta retirar R2 e colocar um potenciômetro com chave embutida (a chave embutida seria SW1), e caso a frequência seja importante (caso tenha de ser 200hz) mude o valor de C2 para 68nf.

    Obs: pessoal houve um erro nos cálculos, e por isso coloquei alguns valores como frequência e duty errados, mas já corrigi.

    Abraços.

    Vlw garoto... simulei aki e deu certinho, tirei o R2 e agora coonsigo variar de 0% a 100% o duty cicle.

    Obrigado

    Foi um prazer ajudar =D

    Precisando é só comentar ai.

    Abraços.

    Desculpe pelo erro. Mas já corrigi. A duvida é sobre espelhar ou não a PCB no ARES. Ele já espelha para mim?

    Circuito PWM 4 CANAIS:

    http://img409.imageshack.us/img409/8991/controle555.jpg

    PCB:

    http://img822.imageshack.us/img822/9887/controle1.png

    Componentes:

    http://img266.imageshack.us/img266/6796/controle2.png

    flws

    Eae, blz?
    O layout já vem pronto para ser usado, não precisa espelhar. Você deve espelhar apenas o silkscreen, caso queira fazer sua placa com silk.

    Abraços.

    Ei man, sou eu de novo! Fiz um videozinho coms eu circuito, olhha ai:

    http://www.youtube.com/watch?v=STbmMJdvXsk

    flws

    Gustavo Henrique Erlich

    Opa, blz?

    Ficou muito bom o vídeo em?...
    Parabéns.

    Fico feliz em saber que o circuito esta servindo para os amigos.

    Abraços.

    Anônimo

    Boa noite cara blz ? Aki estou usando o seu projeto para acionar 5 coolers e 5 leds alto brilho para um projeto escolar meu , é tipo um a/c que funciona com gelo^^.Mas direto ao ponto, sou lego em simbolos de eletronica e gostaria de saber uma coisa.no transistor, como devo colocar ele ? base coletor emissor.Para onde a seta aponta no diagrama é aonde vai o emissor,coletor ou base?
    Pela atenção obrigado.

    A seta indica o emissor.
    Olhe:
    http://3.bp.blogspot.com/_dSZ36A0-GBI/R-2QMozVkFI/AAAAAAAAAyI/kE7KOHkQmpM/s1600/transistor.JPG

    http://www.faqs.org/docs/electric/Semi/03072.png

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Trans%C3%ADstor

    Espero que ajude.

    Abraços

    Anônimo

    Gustavo cara muuuuito obrigado mesmo cara.até que eu tinha pesquisado mas sem sucesso.Cara valeu mesmo me salvou.

    Abço.

    Estou à disposição, se tiver mais alguma duvida é só comentar.
    Abraços

    Anônimo

    Boa tarde gustavo
    primeiro parabéns por compartilhar o circuito.
    Sou leigo no assunto, mas consegui fazer esse circuito.
    Só estou com um problema (ou não), meu resistor R3 100 ohm ta esquentando demais, fica com cheiro de queimado e parece que está mais escuro.
    Isso é normal ou realmente tem algo errado?
    outra pergunta, para variar esse mesmo circuito de 0 a 100% o que devo fazer?
    Muito obrigado
    abraço

    Ola colega, tudo bom?
    Acho que foi erro meu, tente colocar um resistor de 1/2W para ver o que acontece, ok?
    Quanto ao duty, já expliquei isso a alguns comentários acima.

    Abraços.

    Anderson

    Cara, primeiramente parabéns...Show de bola !

    Agora, minha dúvida...sou noob em eletrônica...como faço um desse pra controlar 2 fans ???????????????????

    Tem como vc postar um circuito pra 2 fans ? abraços

    Eae Anderson, tudo bom?

    Depende Anderson, você quer dois controladores, cada fan com seu controle?

    Ou você quer que um controlador controle dois fans ao mesmo tempo?

    Esse circuito funcionaria com um cooler de 5amp?

    Olá Ana, tudo bem?
    Uau um cooler de 5A?
    Funciona com algumas modificações:
    Troque o Q1 por um TIP142 e coloque um dissipador rasoavel nele.
    Troque R3 por um resistor de 560R 1/4W

    Acho que é isso.

    Abraços.

    Anônimo

    consegui resolver os 2 problemas.
    Coloquei um resistor de 1w e ficou otimo.
    tbm consegui variar o motor de 0 a 100% (ou quase).
    Mas tenho mais duvidas.
    1- A tensão medida, com um multímetro, no motor seria a tensão média do ciclo? ou é para ficar variando?
    2- para acionar um motor de 24 V teria que mudar todo o circuito né?
    Mais uma vez muito obrigado.
    Bruno

    1 - Não sei te responder, não fiz nenhum teste do gênero.
    2 - Pra isso teria de regular a tensão para o 555 (12V) e fazer a alimentação do motor independente da do resto do circuito. Creio que não são mudanças muito drásticas não...

    Abraços.

    Ola,

    Preciso fazer um controlador pwm para um motor de 12V 10A. O que devo mudar no circuito?

    Obrigado...

    Olá Dhiones
    Desculpa pela demora para responder, estava procurando uma solução para seu problema.
    Sebstitua R3 por um resistor de 100R 2W
    Coloque no lugar do TIP31 um MJ11022
    Aqui o link para compra do MJ1022:
    http://www.e-farnellnewark.com.br/transistnpn250v15a175wto225aa,product,42K1311,3239.aspx

    Abraços.

    Glaiton

    Boa Tarde Gustavo...
    Em primeiro lugar quero te dar os parabens pelo circuito.
    Só tenho algumas duvidas que acredito que vc possa me ajudar!
    tenho um motor de ventilador de carro, como a amperagem seje mais alta , coloquei um resistor de 100R de 2W em R3, e como não tinha o MJ11022 substitui ele por um 2N3055, só que a velocidade do motor não chega a 80% da maxima, o que devo fazer para aumentar a velocidade do motor? O problema seria o MJ11022? Abraços!

    Você sabe exatamente a corrente que esse ventilador consome?
    O problema de usar o 2N3055 é que o ganho dele não é muito alto, e corrente exigida na base pode ultrapassar o limite do 555, que é de 200mA.
    Acho que foi uma solução não muito boa recomendar esse MJ11022, é um darligton com corrente para 15A, mas não é fácil de se achar esse cara. Peço desculpas por isso.

    Passe-me exatamente a corrente que ele consome que eu irei tentar achar uma solução mais adequada para esse caso.

    Abraços.

    Glaiton

    Boa Tarde! Coloquei uma fonte de 15A e fiz a medição que deu em torno de 12A! Abraços

    Estive pensando em algumas soluções:
    Usar um 2N3055 e um TIP120 na configuração darligton.
    Com 12A o ganho do 2N3055 será de aproximadamente um 4 ~ 3, ou seja, 12/3 = 4A, isso significa que ele necessita de 4A em sua base para chavear uma carga de 12A.
    O TIP120 suporta até 5A, com um ganho próximo dos 1000, ou seja, será puxado 4/1000 = 0.004A (4mA)do 555. Mesmo que o ganho seja de 100 será puxado 40mA do 555, bem longe do seu limite.
    Para isso, se você for alimentar o circuito com 12V você deve colocar um resistor na base do TIP120 de 180R 1W.
    Os transistores devem ser ligados em um bom dissipador.

    A outra solução seria colocar transistores darligton (TIP120, por exemplo) em paralelo, mas eu não achei muita informação sobre isso, se quiser dar uma pesquisada, fique a vontade.

    Acho que isso, lembrando que eu não testei nada disso, apenas fiz uma breve pesquisa e lhe passei os dados, não tenho certeza se funciona.

    Abraços.

    Glaiton

    Boa Noite Gustavo!
    Vou montar o circuito conforme você me passou...se der Ok te aviso, desde já te agradeço!
    Abraços!

    Ok, aguardo pela resposta.

    Até mais.

    Anônimo

    Boa moite Gustavo, meu nome é Wagner Mosca de Natal-RN e é a 1ª vez que entro nesse blog, vc está de parabéns por ajudar as pessoas. Preciso realmente fazer um curso de eletrônica. pois vocês falaram tanto e eu não entendi quase nada! A minha pergunta é muito simples. os coolers de pc giram normalmente uns 2000, 2200 rpm. Como faço pra aumentar as rotações e quanto ficariam essas rotações? pois preciso de um super cooler (hahaha).

    Tudo bom wagner?
    Não é preciso um curso não, eu mesmo não tenho nenhum diploma de curso relacionado a eletrônica, tudo é na base da internet =D.

    Quanto a aumentar a rotação de um cooler, você poderia aumentar a tensão (volts) sobre o cooler, mas provavelmente a vida útil dele seria diminuída drasticamente.

    Abraços.

    Anônimo

    Parabenizo pelo site e por ajudar e trocar infos com internautas. Tenho uma dúvida de leigo: Molex 12V significa uma fonte de alimentação de 12 V? Obrigado.

    Obrigado colega.
    Na verdade molex seria o conector da fonte de PC, mas você pode ligar qualquer outra fonte de 12V ali, não há problema algum.

    Abraços

    Eduardo

    Gustavo,
    Para cada fan ter seu controle seria necessário um circuito inteiramente novo para cada um?

    Eduardo

    Creio que sim.

    Não vejo outro meio de controlar vários fans sem ser cada um com circuito...

    Abraços.

    eae
    valeu pelo projeto bom eu queria um desse circuito para controlar 4 coolers juntos em paralelo.
    vou usar uma fonte de 24V e 3,5A como os coolers vao puxar so 1,6A
    e vou por um 7812 para reduzir a tensao.
    eu nao teria q mudar nada no circuito?
    queria o desenho das trilhas por q eu nao consigo achar um programa facil para desenhar.
    agradeço muito

    1,6A no total ou cada cooler?
    De qualquer forma, LM7812 suporta só 1A, então não vai suportar esses coolers.

    Pra essa corrente ai eu não recomendo o TIP31, o ganho dele é muito baixo, e é bem provavel que o 555 não aguente saturar ele.
    Use um TIP122 no lugar dele.

    O layout eu não gosto de disponibilizar, tenho muito problema com placas aqui, pode ser o meu modo de confeccionar ou o layout, então não quero problemas relacionados a isso nas minhas costas.
    De qualquer forma, posso passar o layout para vc, mas nesse caso faça por conta e risco, ok?

    Abraços e t+.

    correçao cada cooler tem 0,18A sera o total dos 4 coolers uns 0,720A q vao puxar, que tipo eu poderia reduzir a voltagem antes de entrar no circuito para regular de 24 para 12 volts, ai o cicuito iria regular a velocidade dos coolersentao vc nao poderia me passar o esquema do circuito ja com as modificaçoes de q eu teria q fazer como o tip 31 q vou ter q trocar pelo tip122..
    poderia me ajudar com issoo.
    e hoje eu fui ver os preços nao achei o resistor 1/4W so o de 1/8W..

    olá eu fiz uma conta doida os cooler em paralelo eles puxam 0,72A
    a minha fonte é de 24 e 3,5Ae antes da tensao entrar no circuito com 24V eu quero por o 7812 para abaixar para 12V ai entraria 12V no circuito,
    eu to fazendo um ar condicionado ai eu quero usr esse esquema pwm para regular a velocidade dos 4 coolers eu vou ligar todos em paralelo e no mesmo circuito..]
    sera que da serto ligar todos no mesmo circuito?
    meu msn tiago_oakley1@hotmail.com para tirar algumas duvidas...

    Entendi...
    Não vejo nenhum erro na sua ideia, porém vai ter de usar um belo dissipador no TIP31 (nesse caso não vai precisar alterá-lo)e no 7812.
    Quanto a placa, vou começar a desenha-la logo logo.

    abraços e t+

    Estranho, me lembro de ter postado esse comentario e respondido ontem....
    :S
    Então, acho que vc não tera problemas fazendo o q disse ai em seu comentario...
    Só tera de colocar um dissipador rasoavel ai, pq o 7812 e o TIP31 (não vai pracisar alterar para essa corrente) vão esquentar bastante.
    Os resistores podem ser de 1/8W só o R3 que deve ser de 1/2W (caso não encontre o de 1/4W).
    Abraços

    Esqueci de dizer, vou providenciar o layout, em breve posto aki mesmo, ok?

    qual quer coisa manda para meu e-mail tmcfull@gmail.com estou aguardando para eu começar o projeto





    valeuu!!!

    eu ja estou pronto para botar a mao na massa e fazer os circuitos
    e eu quero saber se nao tem problema de eu faser com os resistores de 1/8 e o r3 de 1/4 ou 1/2 e se nao tem problema de usar o circuito com 12V e 0,72A e e na fonte irei usar um 7812 para regular de 24V para 12V ja os dissipadores eu ganhei uma sacola de dissipadores todos os tipos..
    entao posso faser o circuito som com as modificaçoes dos resistores
    e quais os valores que posso substituir caso nao encontre....

    Ta ai o layout e o silk:

    http://www.4shared.com/document/Sn4lK1tq/Layout_controlador.html
    http://www.4shared.com/document/GsMwfHMi/Silk_controlador.html


    Acho que o que foi acrecentado foi:
    U2 = 7812
    D5 = 1N4007
    JP1 = Jumper (pode ser um fio de cobre)
    J1 = SW1

    Além disso, creio que está tudo de acordo com o esquema.
    Lembrando que Q1 e U2 devem ser acoplados a um dissipador e isolados por mica.

    Qualquer duvida estou a disposição.

    Abraços.

    Como disse, não há problemas em usar esses resistores.
    Dificilmente vc não vai encontrar os resistores que eu coloquei (a não ser quanto a potencia deles).
    No layout que te passei o 7812 já está no circuito.

    Olá Gustavo, gostaria de parabenizá-lo pela publicação deste PWM já montei e estou utilizando em uma máquina para fazer transformadores de uso pessoal mesmo, só como hobby, tenho uma pergunta para fazer a você, estou precisando de acionamento via PULSO para inverter o sentido do giro do motor CC, sei que existem Relé ativado via pulso mas não estava querendo utilizá-lo por outros motivos, bastaria eu usar dois desses que daria para fazer uma PONTE H com o uso deles e uma chave tipo campainha para mudar o sentido, queria algo mais simples que isso, tem como?

    Obrigado pela ajuda desde já

    Olá man
    Desculpa pela demora em publicar teu comentario
    Não posso respondelo agora, logo mais analizo certinho e te respondo.

    Abraços

    Olha, não entendi a parte do pulso, poderia explicar melhor.

    Inverter o sentido do motor (com contole PWM) fica facil de se montar se você pudesse usar um interruptor de lampada, ou uma chave HH, e bastaria um unico circuito de PWM.
    Mais ou menos assim:
    http://img11.imageshack.us/img11/6893/hbridge.gif

    Fiz uma montagem rapidinha no paint, mas acho que da pra entender a ideia.

    Abraços

    Olá Gustavo Erlich, procurei muito por um circuito pwm e encontrei o seu. Preciso controlar o pulso pwm do fan de um playstation 3, onde o fan é alimentado por 12v e o pulso pwm é de 3.3v. Nesse caso eu gostaria de utilizar o seu controlador em conjunto com o pulso pwm do circuito do ps3, assim eu regularia uma rotação inicial e cado o sistema tivesse que acelerar ele passaria a comandar os pulsos pwm acelerando o fan, tipo um bypass. Neste video no youtube o rapaz montou no ps3 o seu circuito mas ele teve problema e queimou a a trilha 12v da placa http://www.youtube.com/watch?v=jXKdYb7YqXw, mas ele pegou alimentação direto da fonte e tentou novamente e conseguiu. Mas prefiro perguntar a vc do que tentar fazer por minha conta e risco. tenho o link de um controlador na voltagem correta do pulso pwm mas que para instalar é preciso desligar o pwm do sistema e ligá-lo no controlador, ficando assim sem possibilidade do sistema caso necessite aumentar a rotação dependendo de intervenção humana no potenciometro para tal. Esse é o link desse controlador pwm que citei: http://www.ps3hax.net/showthread.php?t=19810
    Bom agradeço se puder me ajudar pois preciso desse controlador pois meu aparelho está com super aquecimento, e só com esse recurso poderei voltar a usá-lo, desculpe o texto gigante, mas só queria dar uma explicação do que tento fazer. bigmandia@gmail.com

    []'s

    Olá Gustavo parabéns por compartilhar e ajudar a todos. Eu gostaria de pedir sua ajuda para usar o seu controlador pwm pra controlar e velocidade do fan do meu Playstation 3 pois o mesmo deu overheating e consegui salvá-lo mais agora preciso aumentar a dissipação de calor. O fan é 12v e o pulso pwm é de no máximo de 3.3v. Assim quando atingir os 3.3v o fan vai estar em potencia máxima, eu preciso para principalmente controlar a velocidade de partida que manterá o sistema frio, pois ele só aumenta a velocidade depois de quente prejudicando o sistema que já está avariado. Notadamente nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=jXKdYb7YqXw o rapaz usou seu esquema de controlador pra resolver o mesmo problema que o meu PS3 sofreu, sendo que ele como eu não sabe muita coisa de eletrônica danificou a trilha da placa que alimenta o fan em 12v, mas depois ele resolveu alimentando direto da fonte e mudando o diodo. Aqui tem um esquema de um controlador funcional para o PS3: http://www.ps3hax.net/showthread.php?t=19810 só que o fan do ps3 possui 3 fios 12v, gnd e pulso (pwm) sendo esse controlador que citei ser funcional tem-se que seccionar o fio pwm do sistema e liga-lo no controlador, ficando assim o controle totalmente manual no potenciômetro, o que gostaria de fazer e que o rapaz do vídeo conseguiu é usar o controlador pwm em conjunto com o sistema, assim seccionaria o fio pwm e o pedaço vindo do conector da placa ligaria no controlador que vc desenvolveu e o pedaço que segue pro fan também, assim se o sistema precisasse passar por cima do controlador para acelerar acima da velocidade inicial que regulei ele poderia, tipo um bypass. A alimentação 12v e o GND pode-se pegar do próprio fan. Não possuo conhecimento suficiente de componentes para fazer tal alteração no seu projeto e peço se puder me ajudar, desde já te agradeço. Mas algumas informações que podem ajudar a intender, aqui um passo a passo da instalação do controlador que citei acima e mostra o conector e o fan do ps3 também: http://www.fixmypcdoctor.com/pages.php?pageid=13 . Espero que possa me ajudar. E funcionando pode contar comigo pra ajudar quem precisar de ajuda com o mesmo problema.

    Abraço!

    Não consegui entender o que vc quer fazer amigo.
    O PWM que controla o FAN do PS3 tem como tensão 3.3V ou o PWM do fan é controlado com uma tensão que varia de 0 a 3.3V?

    Não seria mais facil colocar um circuito independente que deixe o fan em 100% a todo momento?

    Abraços.

    Anônimo

    quero colocar sensores infra vermelho para controlar a velocidade ..
    da certo?

    Talvez
    Mas para isso teria de mudar bastante coisa no circuito...

    Abraços

    Gustavo, para vc entender, o ps3 tem um problema grave de superaquecimento, que causa um problema as luzes amarelas da morte. Uma maneira prática para resolver o problema de aquecimento é aumentar a velocidade do fan do ps3. Aparentemente ele funciona em 20 a 30 porcento de sua velocidade maxima.
    Nos queriamos uma adaptaçao do seu projeto para ser usado no ps3, para que pelo menos ele possa trabalhar a 40 ou 45% de sua velocidade, pois as soluçoes no mercado, http://www.youtube.com/watch?v=-XxmTvB5O5E, beiram a faixa de R$ 100,00.

    Anônimo

    Agora se possível, traduza para nos o projeto desta pagina http://www.ps3hax.net/showthread.php?t=19810
    Eu e a comunidade PS3 ficaria eternamente grata por isso.

    Entendi...
    Olha, é um pouco complicado isso, pq eu não sei como é feito o controle desse cooler e não tenho um ps3 pra testes, vo analizar o circuito da pagina em ingles e ver o que exatamente o circuito faz e tbm vo da uma pesquisada aqui.
    Vo tentar fazer algum circuito pra vcs =D

    abraços

    Valew amigo. Qualquer novidade estaremos acompanhando. Fique com Deus.

    Olha, montei um circuito me baseando no circuito da pagina em ingles ali.
    Muitos componentes eu não encontrei para a venda, então fui substituindo e modificando o circuito.

    Olha, antes de eu passar o circuito, quero que fique bem claro que não me responsabilizo por nenhum dano no PS3, não testei o circuito por tanto não sei se funciona...

    http://desmond.imageshack.us/Himg839/scaled.php?server=839&filename=pwmps3.png&res=medium

    Me baseando no video que o amigo toni passou, PWM out é o fio cinza que vai para o cooler.
    12V e GND vcs vão ter de descobrir com um multimetro, quando desmontarem o PS3, pois não consegui essa informação.

    Aqui esta o layout e o silk da placa:
    http://www.4shared.com/document/W75y51Os/PWM_PS3_silk.html
    http://www.4shared.com/document/WFFAsp5O/PWM_PS3.html

    Para que não se percam vejam a imagem:
    http://desmond.imageshack.us/Himg828/scaled.php?server=828&filename=layoutexp.png&res=medium

    Qualquer coisa to aqui

    Valew Gustavo, mais uma opção de esquema.
    O site do projeto americano o esquema dele é esse http://www.brimg.info/uploads/7/16c2c25104.jpg

    Temos opçoes funcionais de acelerar o cooler do ps3. Agora falta implementar algo a mais para ficar perfeito, pois com essa modificaçao proposta, o Ps3 nao controla mais o fan, o controle fica todo no potenciometro.
    Poderia ser melhorado o projeto, colocando algum dispositivo em que se o ps3 precisar de velocidade maior, por exemplo por esquecimento do potenciometro em uma velocidade menor e o sistema esquentar, que o controle do fan pelo ps3 tenha prioridade sobre a velocidade que o potenciometro está ditando. Para isso o fio cinza vai ter uma entrada, o que vem do ps3, e saída, saindo do projeto. Alguma ideia de como implementar essa alteração?

    Vou montar essa semana o projeto inicial e reporto o ocorrido. Da forma que está já ajuda e muito e agradeço a economia feita. :)

    Anônimo

    Olá gustavo vc tem fotos de projeto do fan montado em protoboard..É q to montando mais o meu n tah pegando se poder me ajudar vei tah ai msn kadimus_zeta@hotmail.com

    Desculpa parceiro, mas não tenho fotos...


    O que exatamente não esta funcionando?

    nell

    ola,tudo bem!?sou o nelson.preciso de 1dika.tenho 1conjunto de fan's com funcionamento entre 27v-32v,só que o problem é q quando a tensao AC altera a saida para DC altera,ate mete impressao as fan's estarem sempre a diminuir e aumentar a velocidade.a questao é:manter aquilo q eu quero,isto é,tar la os 30v mesmo q a tensao AC altere.agora qual é o circuito e os componentes para resolver esta situaçao?a referencia das fans's:12w-13,5w ; 0.50A .atençao que quero controlar as 5/6fan's ao mesmo tempo.por isso,1circuito q aguente com elas todas.ah e mais!tenho transformadores de 30v ja a DC e tenho 1transformador de saida 25v-27v AC(ja tenho as pontes retificadoras para este transformador).indica-m 1circuito/componentes que á saida DC mantenha-m os 30v,ou 1cicuito/componentes(em relaçao ao transformador AC)depois da ponte retificada que me passe dos 23v para os 30v.aguardo 1resposta e gracias. ;-)

    Chris2HK

    aki sou leigo em eletronica onde posso mandar faser o circuito integrado no controlador ?

    Boa tarde Senhor, estive lendo os posts e vi que poderia me ajudar onde conseguir um acelerador para ser usado em uma bike com motor eletrico de 12 volts 300 watts 2.400 rpm 25 amp, é um motor de ventoinha e estou testando para tracionar a roda trazeira atraves de uma corrente colocada no cubo tipo esse projeto http://canadianwind.net/motorized_ebike.html a diferença está no motor apenas Grato desde já pela atenção Luis Contreras

    Anônimo

    oi gustavo ,tenho uma pergunta ,existiria a possibilidade de eu trocar o potenciometro para regular a velocidade do cooler e colocar um termistor,dai quando almentar a temperatura mais rapido vai ser o cooler,essa é minha duvida cara
    um abraço!

    Gustavo, acabei de conhecer seu blog, duramnte uma busca minha por boas soluções para controlar fans de alto desempenho para refrigeração de computadores... Meu intuito é montar algo com a mesma funcionalidade deste aqui:

    http://photo.hardwarebistro.com/albums/userpics/10001/lamptron_FC2_10.jpg

    http://photo.hardwarebistro.com/albums/userpics/10001/lamptron_FC2_12.jpg

    Pelo meu conhecimento de eletrônica, são 6 controladores pwm similares ao seu projeto, com capacidade para aguentar 45W por controlador.

    As únicas alterações que gostaria de confirmar com vc, em relação apo seu projeto, é:

    1 - 5A, 12V por canal
    2 - Alterar a frequência de chaveamento do circuito para uma frequência que o ruido não seja audível (na casa do MHz, se eu não me engano).


    Você poderia me ajudar?

    Opa gustavo tranquilo?
    No seu circuito do ps3, vc nao postou os valores dos componentes e nem quais são, sei que tem o regulador de voltagem por exemplo, mas qual?
    Coloca ai pra gente por favor?
    Obrigado!
    (ps otimos projetos!!)

    É possivel fazer ese circuito para aumentar a refrigeração de um play 3 ?
    Vendem na net um kit de um possivel contralador de cooler para o play 3, mas é muito caro e vejo q é feito simplesmente por trimpot e transistor, e os kr estão faturando com isso, um absurdo vender tal produto por 80,00, sendo q material pra fazer não por menos de 10,00. Gostei muito desse projeto, gostaria de saber se funcionaria no play, entendo um pouco de eletrônica, qro tentar!obrigado pela atenção.

    Ola, estou querendo montar um circuito pwm pra controlar a temperatura de um chuveiro 6800W 220VAC 31A . Teria que fazer varias modificacoes, eu sei, mas gostaria de usar o "cerebro" deste circuito pela simplicidade de controle do 555. Quais seriam as modificacoes, configuracoes de transitores pra conseguir esse ganho, dissipadores, etc...
    Obg

    Olá, tenho um controlador de fan ( touch ) com potencia de 10W por canal.
    Teria como aumentar esta potencia trocando algum competente?

    amigo como posso montar um acelerador de cooler para o meu ps3 pois estava pensando em comprar um mais eles estão pedindo de 48 reais a 86 reais

    Anônimo

    Boa noite Gustavo

    Vc manja como eu posso fzer esse pwm, mas no lugar do potenciômetro eu por uns 3 botões e, em cada botão eu memorizar uma velocidade!?

Postar um comentário

    Parceiros

    Pesquisar neste blog

    Assinar feed

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Seguidores

    Naruto Game

    Naruto Game -  Esse é o seu jeito Ninja de ser
Designed by TheBookish Themes
Converted into Blogger Templates by Theme Craft