Clapper


Marcadores: , , 79 comentários

Olá pessoal, vou passar hoje o circuito, layout e lista de componentes do tão desejado clapper.
Para quem não sabe, o clapper é aquele aparelho que ao som de duas palmas aciona uma lâmpada, com o som de duas palmas novamente ele desliga a lâmpada.

O esquema do clapper é esse:




A lista de componentes:
C1 – Capacitor de cerâmica 33nF 50V
C2 – Capacitor eletrolítico 10uF 16V
C3 – Capacitor de cerâmica 100nF 50V
C4 – Capacitor eletrolítico 1uf 16V
D1 – Diodo 1N4001 ou equivalente
R1 – Resistor 10K 1/4W
R2 – Resistor 560K 1/4W
R3 – Resistor 1M2 1/4W
R4 – Resistor 2K2 1/4W
R5 – Resistor 10K 1/4W
R6 – Resistor 100K 1/4W
R7 – Resistor 2K2 1/4W
Q1 – Transistor BC548
Q2 – Transistor BC548
Q3 – Transistor BC337
RL1 – Rele 5V
U1 – Circuito integrado CD4013
U2 – Circuito integrado LM555
MIC – microfone de eletreto
Outros: Materiais para confecção de PCI, fios, fonte 5V
O circuito deve ser alimentado com uma fonte 5V (Caso queira construir sua própria fonte de uma olhada aqui)

Considerações:
Este circuito não é perfeito, existe um inconveniente: Para aciona-lo basta um barulho com um volume um pouco elevado e grave. Ele também pode acionar outras coisas como um motor, um radio, ou qualquer outra coisa que possa ser ligada através de um interruptor.
Atente-se a corrente consumida pela carga que será acionada, dimensione o rele para essa corrente e solde um fio regido nas trilhas do conector “in out”.
Para aumentar a sensiblidade do circuito basta aumentar o valor de C1, caso queira diminuir a sensibilidade basta diminuir o valor de C1.
Pessoal, não vou entrar em detalhes sobre o funcionamento do circuito, quem quiser saber mais é só dar uma olhadinha nesse tópico: Clapper. Caso ainda tenha alguma duvida basta postar um comentários.

Download:  

Silk

 
Edit:

Leitores,

O layout e o silk tinham um pequeno erro (talvez falta de atenção no desenvolvimento) .
Agradeço ao colega [BST]CaRToLAaA101 que avisou sobre o erro e quero me desculpar por esse erro, prometo que farei de tudo para que não aconteça novamente.

Aproveitei e dei uma melhorada no layout, as trilhas estavam muito “fechadas” e alem de melhorar as trilhas adicionei ilhas nas extremidades da placa para que a mesma possa ser fixada através de parafusos, espero que gostem.

Qualquer coisa é só comentar.



79 Response to "Clapper"

  1. Will

    Gostaria de saber se a voltagem dos capacitores influencia o esquema do clapper? eu tenho os mesmo capacitores sitados mais qual voltagns diferentes.

    Depende de que tensão você vai alimentar o circuito.

    De modo geral, uma tensão maior não fara diferença,mas se você for usar 5V como no esquema, use capacitores de no minimo 10V.

    Abraços.

    Will

    Eu montei o clapper de acordo com o seu circuito a unica diferenças são os capacitores (C1=250v C2=16v C3=250V C4=100V)mais com o mesmo valores, e troquei o resistor de 1M2 por um de 1M(pq não consegui encontrar o de 1M2)o clapper funcio soh que ele acende a apaga a luz, o sistema manda um pulso de energia logo dpois corta a energia que liga o rele, toh alimentando o sistema com 5V, saberia qual o problema? obrigado...

    uhmmm, não sei o que pode ser, mas o correto é você montar o circuito por partes de ir testando até achar onde está o problema.

    Abraços.

    Olá, gostaria de saber qual seria a potência da fonte usada nesse exemplo, para uma de 5V.
    (Não sei se ficou muito claro, queria saber qual a amperagem da fonte).

    Abraços.

    Amigo, você teria alguma foto desse clapper montado e funcionando??
    Há necessidade de algum dissipador no circuito?

    Obrigado.

    Eae Heitor, tudo bem?
    A fonte pode ser de 250mA.
    Quanto às fotos você pode ver duas, se não me engano, no tutorial sobre confecção de placa de circuito impresso aqui do blog:

    http://eletronicaerlich.blogspot.com/2010/05/tutorial-pci-metodo-termico.html

    Obrigado pelo comentário.

    Atenciosamente
    Gustavo Henrique Erlich

    Olá,
    Montei aqui e gostei do que vi.
    Funcionou até bem, apesar das gambiarras que fiz: não tinha capacitor de 1u daí associei um de 2.2u com mais 5 de 10u em série. ;)
    Também usei o BC546 ao invés do 337 e coloquei apenas para acender um led em vez do relé.
    Outra questão é: parece q nas fotos vc não colocou um relé de 5V, tá meio embaçado ali, daí eu fiquei na dúvida.
    Q outras gambiarras vc sugere para acionar relé de tensões maiores do q a alimentação do circuito?

    Eae Diego, tudo bom?
    Realmente não é um rele de 5V, é um de 6V.
    O correto é você usar a alimentação da mesma tensão do rele, não precisa ser necessariamente 5V, você pode usar até uns 14V já que o limite do 555 fica próximo dos 15V se não me engano.

    Abraços

    Duan

    amigo boa noite, otimo blog é este seu, usarei este clap em uma feira do meu colegio, mas gostaria de saber se é possivel eu usar um relé de 12v ao invez deste de 6v se teria que modificar algo, irei usar uma fonte de 9v. aguardo a resposta pois a feira é na sexta O.o

    Olá Duan, tem como usar sim, só que a fonte deve ser também de 12V, assim como os capacitores devem ser de 16V ou mais.
    Se vai usar uma fonte de 9V deve usar um rele também de 9V.

    Abraços.

    Duan

    Gustavo desculpe fazer mais uma pergunta, ja efetuei a montagem do claper, mais ancoteceu algo o relé fica ativado direto mesmo eu batendo as palmas nada acontece :\, e uma duvida no silk screen e no layout citam um 8º resistor que não cotem na lista de componetes sera esse o problema que pode ta causando esseproblema no relé, pois to usando uma fonte de 12v e um relé de 12v, e isso tb ocorre com a fonte de 9v.

    Duan

    gustavo, resolvi o problema parece que o icrofone tava dando um mal contato filha da mãe...kkk mais valeu pela resposta aew concegui usar uma fonte de 12v junto com um relé de 12v sem problemas aparente. vlw seu blog me salvou :D

    Olá Gustavo..
    Vc tentou alguma coisa na prática sobre transformação sem fonte?

    Pensei em usar a propria rede elétrica 127V que alimenta o relé para alimentar o circuito. Só que no caso sem transformador, para colocar tudo na mesma PCI.

    Olá Duan, fico Feliz que o meu blog ajudou você.

    Diego, já fiz fontes sem transformador, mas não projetei nenhuma para esse clapper.
    O grande ploblema desse tipo de fonte é a corrente, é muito dificil conseguir mais que 100mA, apesar que o consumo do clapper não fica longe disto.

    Abraços.

    Olá adorei seu blog muito bom mas eu tive algumas duvidas sobre o clapper, primeiro: o desenho do layout está correto porque no pino 14 do ci 4013 tem uma trilha imcompleta e tbm na silk tem um 8° resistor oq eu faço com ele?
    Vlw

    [BST]CaRToLAaA101
    Quanto ao 8° resistor, peço desculpas, foi um erro meu.
    Quanto a trilha, não achei essa trilha incompleta, mas de qualquer jeito eu refiz o layout, conferi e acho que agora esta tudo ok.
    Obrigado por avisar sobre o erro e um grande abraço a todos.

    Olá Gustavo valeu mesmo por ter refeito o layout e o silk, tava quebrando a cabeça com esse oitavo resistor, mas agora vou comprar os componentes e montar meu clapper, e sobre a trilha imcompleta quando converti de pdf para doc descobrir que o nome gustava estava cobrindo a trilha, foi por isso.
    Vlw!!!

    Heeehehe

    Ainda bem que ta tudo certo agora!!
    Poww cara gustava? ai vc acaba comigo.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Abraços.

    Opa foi mal ai cara nem percebi isso tava com preça por que tava saindo para comprar as peças do clapper e nem percebi, foi mal ai.Pior que nem tem como editar! xD
    Aproveitando esse post ontem não achei todas as peças ai fui hoje em outro loja e achei tudo ainda bem só que o diodo so acheio o 4007 e alguns capacitores estão com a tensão um pouco acima tem algum problema?
    Ah outro coisa na lista de componentes tem capacitor de ceramica mas nas fotos da placa os capacitores são de polyester é isso mesmo ou eu me confundi e qual a diferença?
    To no segundo ano de eletronica no instituto federal de sergipe e ainda tenho algumas duvidas.
    Vlw ai e foi mal pelo "gustava" xD

    Tranqüilo, não tem problema nenhum =D.

    Pode usar o 1N4007, a única diferença é a tensão dele, que não vai influenciar em nada...
    Quanto aos capacitores, eu não muito bem, andei lendo algumas coisas que uns são melhores que os outros quando trabalham em alta freqüência. Vou dar uma estudada melhor e vejo se te passo uma resposta mais adequada.
    Comigo é assim cara, eu gosto muito de reaproveitar componentes, então provavelmente (não me lembro bem) eu não achei um de cerâmica na sucata, então foi o de poliéster mesmo.
    Provavelmente quem for montar vai comprar as peças, então já coloco tudo do mesmo tipo de componente por questão de estética, entende?

    Abraços.

    Ah blz, eu também gosto de reaproveitar os componentes mas nesse projeto levei os componestes a risca. Comprei os componentes hoje e fui testar numa protoboard, só que ela ta velhinha já e acabou não dando certo, mas não me desmotivei porque sei que posso ter errado em alguma ligação então vou imprimir o layout amanha e montar a placa logo porque to louco pra vê esse clapper funcio nando no meu quarto.Aproveitando pra tirar uma dúvida o qual a polaridade do mic de eletreto?
    Vlw!!!

    Veja nos terminais dele, no terminal negativo existe duas trilhas ligando ele a carcaça.
    Na placa é só ver qual a ilha (furo) que é ligado ao GND, o negativo do mic deve ser soldado a ela.

    Abraços.

    [BST]CaRToLAaA101
    Andei lendo sobre os capacitores.
    Os capacitores de cerâmica respondem melhor em alta freqüência, ou seja, os de poliéster não são usados em circuitos como transmissores dentre outros que trabalham com alta freqüência. Os capacitores de cerâmica também têm menores perdas.
    Vou deixar os artigos que achei:

    http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/duvidas-dos-internautas/902-capacitores-e-poliester-ou-ceramicos.html
    http://www.scribd.com/doc/7633587/Capacitores

    Abraços

    Vlw ai por tirar minha duvida sobre os capacitores.Aproveitando, conseguir montar o clapper e ta funcionando só que eu tenho que ficar batendo varias palmas até ele acender e so funciona de perto como eu faço para aumentar a distancia para ele captar o som? e pra ele detectar melhor as palmas eu tenho que aumentar ou diminuir o valor do capacitor C1?
    Vlw!!

    Com o que vc ta alimentando o clapper?
    Quanto ao capacitor, veja o que nosso colega Felipe (do clube do hardware) disse:

    "O capacitor de filtro é mais empirico mesmo, depende do tipo de ruido que você quer captar, se for mais grave aumente o capacitor, se quer algo mais agudo diminua o capacitor.

    abs."

    Olha quando montei o circuito, o melhor valor de capacitor foi o de 33n, mas vc pode testar outros e ver se a sensibilidade melhora, se ainda sim não melhorar experimente diminuir o valor de R3.

    Abraços.

    Eu to alimentando com um carregador de celular com saida de 5v e 550mA. Li a frase do felipe e aumentei o c1 para 100n e realmente tive que bater uma palma mais grave para funcionar e por enquanto não tenho nenhum menor que 33n.Mas o seu clapper detecta sua palma mesmo vc estando longe(uns 2m de distancia)?

    Ok.

    Sim, detectava (ele estava na lampada do quarto e acionava com qualquer barulho, então eu o retirei).

    Abraços.

    Detectava até demais neh? Sim mas eu fui testar o circuito novamente na protoboard e quando eu batia palma acendia e apagava bem rápido e ai eu pensei pra que serve o 555 nesse circuito e não consegui entender então tirei o 555 (ou seja liguei o transistor direto no pino 3 do 4013) e funcionou perfeitamente com led inclusive detecta a distancia intaum pensei em usalo assim e construir uma lampada com leds de alto brilho sem usar o rele nem corrente ac. Minha duvida é pra que serve o 555 e ele altera o funcionamento desse jeito que eu pretendo fazer?
    Vlw!!!

    Olha, o 555 está configurado no modo monoestavel (temporizador), ou seja, quando você bate uma palma e o circuito "ouve" esse som, ele ativa esse temporizador (cujo o tempo de temporização é de 0.1s). Isso evita que um ruido qualquer ative e desative rapidamente o rele (dependendo do ruido isso acontece varias vezes).

    Não entendi muito bem o que vc quer fazer.

    Abraços.

    Eu tava pensando em ligar a saída do transistor Q2 direto no pino 3 do ci 4013 sem usar o 555 e no final ao invés de ligar num rele para acender uma lampada AC e queria ligar numa lampada dc ou até juntar varios leds de alto brilho branco e construir uma lampada. Quando eu testei o circuito desse jeito só que apenas com um led funcionou perfeitamente só não sei se vai conseguir alimentar varios leds juntos, por isso tava pensando em alimentar o circuito com 15v mas o que eu devo modificar para funcionar?
    Vlw!!!

    Se essa mod esta funcionando, pode usa-lo desse jeito.
    De qualquer forma vc tera de colocar um transistor na saida do 4013, pois ele não suporta mais que um LED em sua saída.
    Quanto a alimentação, não recomendo 15V, vai ficar muito proximo do limite dos CIs.
    Tente alimentar o circuito do jeito que esta com 9V ou 10V ou ainda 12V (atente-se ao rele), pode ser que melhore a sensibilidade.

    Abraços.

    eliseu

    Colega, como você citou no texto que o layout estava com um pequeno problema, vc pode passar o novo link do correto... Obrigado

    O link já é o do novo layout.

    Até mais.

    Elsio Varela

    Dae Gustavo, montei o circuito na protoboard. Durante um tempo ao bater uma palma ou fazer um barulho forte ele piscava o led que coloquei no lugar do rele, mas depois nao funcionou mais. Fiz algus testes e percebi que o segundo transistor nao está mandando o sinal para o 555. Tambem fiz as alteraçoes que vc sugeriu mas nada nao funcionou mais. Terias alguma sugestão?
    Desde ja agradeço.

    Retire esse transistor e veja se está queimado.
    Se você puder, troque-o caso esteja com problemas e veja se isso acontece novamente.

    Abraços.

    Anônimo

    ola gustavo eu montei o circuito mas ele so acendia quando eu batia palma pra apagar ele naum apagava ficava aceso direto mas acender tava acendendo normal pode me ajudar com isso?

    Esse circuito e cheio das graças, direto da um probleminha... rsrs

    O que você pode fazer é conferir as ligações ali na parte do 4013, já que pelo que disse a parte do microfone aparentemente está funcionando...

    Luiz

    Alguém montou este circuito EXATAMENTE igual está na imagem e funcionou?

    Olá Claudio

    Desculpe, mas não entendi.
    A ligação do pino 4 do 555 é como está no esquema.

    Abraços

    Desculpe a demora em responder...
    Claudio aquele simbolo é do 555, o proteus já me da o 555 daquele jeito.
    Pelo que me lembre não existe nenhum inversor ali não...
    E sim, já testei o circuito, assim como todos os outros aqui do blog.

    Anônimo

    dae cara , se eu usar um buzzer ao invés desse microfone tem problema??

    Sim, a função do buzzer é totalmente diferente da do microfone...

    Anônimo

    Amigo,
    um tempo atras eu montei um clapper, só q ele ficou mto sensivel qualquer barulho ele executava, vi que vc deu a dica de alterar C1, mas eu estava querendo variar a sensibilidade como se tivesse um resistor variavel, tem como fazer isso com o C1? outra coisa que acontecia era que meu Q3 o BC337 queimava direto e mto rapido e eu tinha que estar trocando frequentemente ele, tem como evitar essa queima?

    Muito obrigado
    Hugo.

    Anônimo

    pode me enviar o layout para mim imprimir ?
    lucaas18@yahoo.com.br

    Obrigado Gustavo E. esta show o blog.

    Ola amigo,me chamo Fernando! sou iniciante em eletronica.gostaria de tirar uma duvida de como ligar? este circuito na rede eletrica como faço,sem ter perigo de queimar o mesmo.ligo o out e o in em que fios da rede alias no fase e neutro ou no retorno da lampada ou no interruptor liga e desliga,tem como vc colocar um esquema de ligaçao ou uma foto seria melhor de se ver ja que vc tem um circuito ja montado em seu quarto assim como afirma nos outros comentarios.Desde ja amigo fico grato se me esclarecer estas duvidas obrigado e lhe parabenizo pelo otimo projeto ficarei aguardando sua resposta obrigado.

    Ola amigo gostaria de saber se este circuito funciona em 220 pois e a voltagem da minha cidade.se nao quais as modificaçoes que devo fazer para que funcione desde ja agradeço.

    Boa tarde, vc teria esse esquema no formato do proteus?

    Vc saberia me informar qts amperes esse circuito consome? pq quando coloco ele em uma fonte de 10A funciona e quando coloco em uma de 1A ele não funciona.

    Anônimo

    no anda lo probe

    TimTim

    Boa noite ,

    o meu circuito Clapper está exatamente igual ao do layout , porém quando o ligo , o relé de 5v é acionado e nada acontece se eu bater palmas . Gostaria de ajuda , se possível .

    Obrigado

    Eu queria saber se no ci cd4013 tem que ligar o pino 14 no Vcc e o pino 7 no GND, para que o circuito possa funcionar.

    Oi a fonte funciona bem com quantos Amperes?

    Anônimo

    amigo o "layout(melhorado)"e o "SILK" ai q vc colocou ja ta com o erro corregido?

    Anônimo

    se eu for utilizar leds ... é necessario o rele ????

    Anônimo

    tentei montar primeiro no proto-B e nao ta funcionando

    Anônimo

    Gustavo, eu consegui montar o circuito, porém não está funcionando por completo: dependendo do terminal do rele em que conecto a lâmpada, as palmas só apagam ou somente acendem a lâmpada, ou seja, com uma palma ela acende, por exemplo, e quando eu bato outra palma ela não apaga.
    Será que pode me ajudar a encontrar a fonte do problema?

    olá amigo, achei o seu sistema muito bem explicado, mas queria saber se tem como eu liga direto no interruptor da luz, se sim oq terei de faze? agradeço desde já.

    Anônimo

    tem como eu ligar esse sitema direto no interruptor, se sim oq terei de faze?

    Oii gustavo, eu montei um clapper akii e ate que esta funcinando a parte do microfone, o problema esta depois do 555 pq quando eu bato palmas ele fecha o rele bem rapido, (O rele so feicha cada vez que eu bato palmas, e nao fica travado )

    Anônimo

    ola eu montei o circuito acima mas nao funciono o que sera q tem de errado

    Anônimo

    Qual lâmpada eu posso usar neste circuito?

    ola amigo eu montei este circuito mas quando eu bato palma ele asende e apaga na mesma hr n sei oq pode esta acontecendo?
    eu fis tudo conforme o projeto so usei com 12 v

    ok já matei a charada e só ligar o CD4013.
    por exemplo o pino 14 no positivo. e o pino 7 no negativo ;) vlw pelo projeto muito bom

    Parabéns pelo circuito, cara. Me ajudou demais. Aqui funcionou de boa. Porém eu vou usar um capacitor de capacitância maior no lugar de C1. A sensibilidade tá muito baixa. Com o C1 de 33nF eu tô tendo que dar uns porradões pro circuito captar. Provavelmente um capacitor de uns 80, 90 ou 100 nF resolverá.
    Agora uma dúvida:
    Qual a importância de C3 no circuito? Eu tirei ele aqui (Pra colocar no lugar de C1) e funfou de boa na lagoa.

    Anônimo

    olá gustavo. foi malz ressucitar essa pagina mas to com problema no ckt. eu montei ele na protoboard mas só d alimentar o cky, o led fica acesso, ou seja, o mic não ta fazendo nada. tem alguma ideia do que pode ser?? e será que eu poderia trocar o 4013 por um 7474??

    Quais alterações devo fazer nesse circuito para alimentá-lo por uma bateria de 9V ?

    Anônimo

    Eu fiz esse circuito e deu certo, porém o rele aciona e desaciona a toda hora e muitas vezes sem motivo aparente... Alguma dica de onde possa estar vindo o erro?

    Anônimo

    Olá gustavo, se eu colocar um rele de 12V e utilizar uma fonte 12v 600mA. O circuito suporta?

    Anônimo

    fiz tudo certo como mostra o esquema mas o led nao acendeu bati palma duas vezes mais o circuito nao acionou,o que foi que deu errado

    Anônimo

    GALERA, PRA FAZER FUNCIONAR VC PRECISA ALIMENTAR O CD4013.
    TERMINAL 7 --> -5V
    TERMINAL 14 --> +5V

    Teodoro Bertolozzi Mendes

    No ci4013 não usa os pinos 7 e 14.

    Anônimo

    Oi cara.
    Vc consegue disponibilizar o laayout novamente? Os links estao sem os arquivos.

    Abs!! e Parabéns.

    Dá pra colocar o layout de novo??

    Pessoal, fiquei 6 meses sem entrar na conta do 4 shared, e excluiram minha conta com todos os layouts e outros arquivos.
    Assim que tiver um tempo vou tentar reaver estes arquivos no meu antigo computador e editar as postagens!

    Peço desculpas pelo ocorrido!

    Gustavo, teria como você me enviar o layout da pci por email?

    Anônimo

    Pô cara, se puder disponibilizar os layouts seria show de bola!!!
    Tô muito afim de fazer essa montagem.

    Abs.

    Pessoal, fiquei 6 meses sem entrar na conta do 4 shared, e excluiram minha conta com todos os layouts e outros arquivos.
    Assim que tiver um tempo vou tentar reaver estes arquivos no meu antigo computador e editar as postagens!

    Peço desculpas pelo ocorrido!

    Anônimo

    show. Aguardando ansiosamente.

Postar um comentário

    Parceiros

    Pesquisar neste blog

    Assinar feed

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner

    Seguidores

    Naruto Game

    Naruto Game -  Esse é o seu jeito Ninja de ser
Designed by TheBookish Themes
Converted into Blogger Templates by Theme Craft